Feliz Aniversário, Madiba!
Com o atrazo de um dia, Cosmosophia Portucalensis sauda o XC aniversário de Nelson Mandela, um dos maiores políticos do Século XX, pela sua importante contribuição para conquistas civilizacionais dos povos africanos.
Nascido a 18 de Julho de 1918, Nelson Mandela após atingir a idade adulta, combateu sem desfalecimento o criminoso regime do Apartheid, uma excrecência do colonialismo, que permitiu aos brancos da Africa do Sul manterem previlegios sem par, ao mesmo tempo que negavam toda a dignidade humana não só aos nativos, mas também a todos os que não fossem puros caucasianos, como na Alemanha nazi.
Nelson Mandela tornou-se a primeira figura do ANC, Congresso Nacional Africano, e do seu braço armado, Umkhonto we Sizwe. Preso a 5 de Agosto de 1962, com a ajuda dos serviços da CIA, e após dois julgamentos, no último dos quais arriscou a pena de morte, foi transferido para a prisão de Robben Island.
Libertado em 11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela dedicou o seu tempo a construir a nova Africa do Sul, livre da monstruosidade do Apartheid. Com a autoridade que lhe davam 27 longos anos de prisão, Nelson Mandela impediu que um banho de sangue de proporções monstruosas engolisse a Africa do Sul, expressão do legítimo direito dos povos que constituem a sociedade sul-africana a libertarem-se da opressão dos Afrikaners. Se nem tudo está corrigido, muito se caminhou no sentido dos valores civilizacionais mais avançados.
Não deixa de ser caricato que os Estados Unidos da América, numa linha de tradição que lhe conhecemos, tenham considerado a legítima luta dos povos da Africa do Sul como terrorismo; e que só no principio deste mês de Julho tenham levantado a interdição a Nelson Mandela e aos membros do ANC de circularem livremente nos USA. São estes os caminhos ínvios do Imperialismo, que não respeita a vontade dos povos, nem os estados que estes configuram.
Mas para nós os que lutámos contra o Fascismo e o Colonialismo a figura de Nelson Mandela é exemplar, e perdurará na nossa memória como símbolo e fonte de inspiração da luta libertadora de todos os povos per omnia secula seculorum. E por isso cabe-nos dizer com a ternura dos povos sul-africanos
Vive muitos anos, Madiba! Queremos continuar a ver-te vivo e actuante entre nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário