Hoje é o dia em que Fernando Lugo, ex-Bispo de San Pedro, Paraguai, e ex-padre da Sociedade da Divina Palavra, assume a Presidência do Paraguai, confirmando o seu compromisso de conduzir a afirmação do povo paraguaio na construção do seu futuro. Desta forma põe fim a mais de 60 anos de domínio do Partido Colorado, no qual se inscreve a ditadura sinistra do General Alfredo Stroessner de 1954 a 1989, um criminoso lacaio do Imperialismo, e um nível de vida abaixo de qualquer classificação, em paralelo com ultrajantes condições de vida da minoria exploradora.
A eleição de Fernando Lugo só foi possível depois das forças progressistas do País, destruindo o bipartidarismo de Brancos e Colorados, terem criado a Aliança Patriótica para a Mudança. Em Abril deste ano Fernando Lugo foi eleito presidente, e iniciou-se um processo para convencer a Santa Sé a libertá-lo dos seus votos de padre. Em Julho passado depois de muitas dúvidas, Sua Santidade o Papa Bento XVI, o Pastor Alemão, num acto de sabedoria suprema, naturalmente inspirada pelo Espírito Santo, passou-o ao estado de leigo.
A festa de investidura prevista para hoje inclui como convidados estadistas que se reivindicam da construção duma América Latina progressista e independente, com rejeição das imposições imperialistas e neoliberais, incluindo naturalmente a vanguarda da Revolução latino-americana, Cuba Socialista e a Venezuela Bolivariana.
Fazemos votos que as promessas feitas por Fernando Lugo ao povo paraguaio sejam cumpridas, com uma elevação urgente das condições de vida do povo paraguaio, para uma justa integração do Paraguai no processo libertador latino-americano, que todos desejamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário