terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Adeus às Armas (III)

A Grande Dama de StarTrek deixou-nos…

Nasceu no dia 23 de Fevereiro do ano da Graça de 1932, em Columbus, Ohio, USA, e baptizaram-na Majel Leigh Hudec. Nos idos de 50, depois de ter frequentado a Universidade de Miami, em Coral Gables, Florida, resolveu deslocar-se para Los Angeles, Califórnia, aonde tentou começar uma carreira de actriz. Claro que o nome não ajudava, pelo que resolveu mudá-lo para Majel Barrett.

Com uma carreira muito aquém dos seus predicados, embora participando em “Bonanza”, “Os Intocáveis” e “The Lucy Show”, Majel Barrett conheceu Gene Roddenberry quando este era o produtor da série “The Lieutenant”. Majel entrou então na História pela porta grande, pois Gene é o Criador, o pai imortal de StarTrek, que contem o maior mito do Século XX, a StarFleet, e deu-lhe como principal tarefa representar o papel de Imediata do USS Enterprise, no famoso episódio “The Cage”. Simultaneamente tornaram-se amantes, e quando o episódio não foi aceite, Gene teve de a retirar do projecto com o destaque que tinha. Aproveitou então para reorganizar a sua vida amorosa, divorciando-se, e casando com Majel, passando esta a usar o nome de Majel Barrett Roddenberry. Ao mesmo tempo refez todo o projecto StarTrek.

Majel representou dois papéis em StarTrek que a definiram: a da enfermeira Christine Chapel, mais tarde a médica do mesmo nome, e a embaixadora Betazoide Lwaxwana Troi, Deu também a sua voz aos computadores da série. Ela foi a Primeira Dama de Star Trek.

Após a morte de Gene Roddenberry em 1991, Majel dedicou a sua vida à causa StarTrek e dos outros projectos que Gene deixara por fazer, e de que ela dirigiu a materialização, caso da série “Andrómeda”. Ela foi a referencia viva de Gene, que com ela passara a ser o Criador, e o Grande Pássaro da Galáxia. Quando nos idos de 90 a NASA quis homenagear Gene, ela presidiu ao lançamento no espaço das suas cinzas.

Esta grande mulher, uma das maiores do Século XX, com uma profunda consciência progressista, faleceu com 76 anos a 18 de Dezembro de 2008, em Bel-Air, Los Angeles, Califórnia, rodeada de amigos e tendo o filho Eugene Roddenberry com ela. Milhões de seres humanos ficaram de luto. É um fim duma época, exactamente na altura em que muitos dos ideais que estão na origem de StarTrek encontraram expressão na vitória de Barack Obama e que ela ainda presenciou, no sofrimento da leucemia que a retirou ao nosso convívio.

Embora só agora tivéssemos tido conhecimento deste infausto acontecimento, em Portugal os oficiais honorários da StarFleet prestaram já as suas homenagens. De um deles Srui, retiramos do blog http://www.startrekemportugues.blogspot.com/ o seguinte poema:

Para Majel

Adeus
Rainha das Estrelas
Princesa de Betazed
Enfermeira carinhosa

Fica o teu sorriso
o teu empenho
o teu trabalho
e a tua voz melodiosa

Ao lado do Grande Pássaro
olha por nós
e ajuda-nos a tornar
A Terra mais harmoniosa

 

Sem comentários: