sexta-feira, 17 de outubro de 2008

"Fait Divers" Políticos (IV)

Quem é Joe, The Plumber?

O mundo ficou suspenso quando John McCain no seu último debate com Barack Obama resolveu apresentar Joe, o Canalizador (Joe, the Plumber), como o epígono das suas preocupações fiscais. Mas quem é este Joe, o canalizador, que tanto preocupa McCain?

Trata-se de Joe Wurzelbacher, que McCain confundiu com Joe Wurzelburger, um pacato cidadão do Ohio, cidade de Holland, que quer ter um negócio de canalizador, e que se ganhar mais de US$ 250 000 por sano tem de pagar mais 3% de impostos, facto que deixou siderado McCain. Não tendo mais nada para dizer, afirmou: — “Joe, eu quero dizer-te, eu manterei os teus impostos baixos” — afirmou McCain com uma lágrima ao canto olho, numa postura nada populista, perante o “terrorista” Barack Obama, que conforme as sondagens apontam, deverá ganhar as próximas eleições para a Presidência do USA.



McCain já estava na fossa, porque o eleitorado americano não gostou que na crise sem precedentes gerada pelos capitalistas da casa, estes tivessem recebido todo o apoio para continuarem a operar, enquanto que os pobres, vitimas da crise, continuavam sem apoio, e este candidato não apresentou soluções para o fim da crise. As manifestações de protesto multiplicaram-se em Washington e Nova York, contra a plutocracia vigente, que depois de receber o apoio dos contribuintes, tem a suprema lata de gastar dinheiro em festas privadas para os seus dirigentes, como a companhia de seguros AIG (American Insurance Company), que numa festa na Califórnia pós-salvação gastou US$400 000 do dinheiro recebido do erário público. Mas quando McCain apelou a Joe Wurzelbacher, o pessoal americano resolveu saber quem ele era: tratava-se dum obscuro cidadão que nas profundezas do Ohio achava que Barack Obama era, imagine-se, socialista, pois pretendia esmifrar os pobres que como ele tinham sucesso.

Evidentemente o assunto não podia ficar assim. A criatura recebera demasiada exposição pública. E eis senão quando, Barack Obama aparece em Holland, Ohio, para explicar particularmente a Joe, o Canalizador, em frente a uma multidão, note-se, que as coisas não eram bem assim, mas o homem não ficou convencido.



Entretanto este paisano vai gozando estes momentos gloriosos dignos de Hollywood enquanto a crise se desenvolve e não há indicações de que termine tão cedo. Continuemos atentos aos próximos capítulos.

Sem comentários: