quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Adeus às Armas VII

Spartacus00Andy Whitfield: a nova imagem de Spartacus desvaneceu-se

Muitas coisas há a discutir neste blog, mas a notícia da morte de Andy Whitfield com 39 anos, actor galês radicado na Austrália, obriga a fazermos uma pausa. Assinalar esta morte provocada por cancro resulta de ele ser a nova imagem de Spartacus, na produção Spartacus: Sangue e Arena, difundida pelo cadeia de televisão por cabo FOX.

A série em causa constitui um impressionante roteiro dos acontecimentos que precederam a revolta dos escravos que no longínquo ano de 70 AC imortalizou Spartacus, o seu dirigente máximo. Foi talvez a mais importante revolta de escravos no Império Romano, que chegou a mobilizar 90 000 homens, na sua maioria escravos, mas que tinha também uma componente formada por indivíduos que não tinham nada a perder. A revolta durou vários anos, e acabou com a sua derrota às mãos de Crassus, Pompeu e, na retaguarda, Caius Iulius Caesar Augustus. Depois da derrota do exército de Spartacus, estas três personalidades formaram o I Triunvirato, do qual só sobreviveu Iulius Caesar até ser assassinado.

Spartacus01A sociedade romana era uma sociedade esclavagista violenta, aonde a actividade sexual desempenhava um papel de primeiro plano, e usada para reforçar a supremacia da classe esclavagista dominante. A série mostra-nos como tudo se passava de uma forma crua, aonde o assassinato era uma questão corriqueira. A justiça era pública mas de classe, pois dependia muito do posicionamento social do criminoso e da vítima. Tudo isto é mostrado de forma brilhante na série, duma forma muito mais incisiva do que no filme Spartacus de Stanley Kubrick impossibilitado pelos produtores de mostrar toda a podridão da sociedade romana, apesar dos esforços de Kirk Douglas. Os tempos efectivamente mudaram…

Nesta produção Andy Whitfield tem uma prestação fabulosa. Filmada de acordo com as novas tecnologias que produziram o filme 300 sobre a Batalha das Termópilas na Grécia antiga, a série tem um grafismo poderoso. Mas só trata do que se passou e das motivações de Spartacus para programar a fuga e o que sucedeu até ao genocídio dos seus donos. O que se passou a seguir será contado numa nova série de continuação.spartacus03

Quando as filmagens da primeira série, Spartacus: Sangue e Arena, estavam a chegar ao fim, soube-se que Andy Whitfield tinha um cancro e estava condenado. Durou 18 meses, morrendo neste Domingo, 11 de Setembro. Os produtores tiveram de o substituir na segunda série por Liam McIntyre. Mas ainda que a nova série nos conte o que sucedeu na luta de Spartacus contra o Império Romano, e Liam McIntyre seja magnífico, nunca poderemos esquecer a personificação de Spartacus por Andy Whitfield, o galês que abraçou a Escola Australiana de cinema. Ele deu-nos uma nova dimensão de Spartacus, o gladiador que ainda hoje é um dos ícones dos revolucionários de todo o Mundo.

Sem comentários: