quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Acontecimentos Políticos Hilariantes VII

Objectivo: Riqueza Solidária???

352983 11109_01Os portugueses e as portuguesas têm que aturar um Governo que infelizmente escolheram, pensando que ele lhes iria resolver os problemas, ao contrário do que sucedia ao Governo do desalmado Sócrates. Porém têm de reconhecer que este Governo ao enredar-se na mentira ideológica começa a ter umas saídas algo hilariantes.

Foi o caso do anuncio das novas medidas fiscais para combater a Crise provocado pela grande especulação e a economia de casino, a mando da famigerada Troika, que nos transformou num protectorado europeu. Depois de espoliar a a classe média dos seus rendimentos por via fiscal envolvendo o 13º mês, aumentado o IVA para o Gás e a electricidade como se não fossem produtos de 1ª necessidade, aumentado os passes sociais, e introduzido medidas assistencialistas para os cidadãos de mais baixos rendimentos, criando cidadãos de primeira e de segunda, o Governo vem agora criar “impostos solidários” para os rendimentos mais altos e para os rendimentos das emMinistro das Finanças02 11109_01presas de mais elevados lucros. E com uma grande ”lata” vem dizer que se trata de uma contribuição solidária para cobrir a política assistencialista do Governo. Não fora a trágica situação em que se encontram os cidadãos e cidadãs deste país por via das suas decisões desmioladas do último acto eleitoral, e tudo isto seria muito hilariante.

Na verdade a tragédia não tem graça nenhuma e compele todos a deixarem-se da ideia triste de que não há saídas, que a política de direita pura e dura é uma inevitável fatalidade, e lutarem sem rebuço pelos seus direitos de cidadania tão miseravelmente espoliados. As medidas para corrigir os desmandos da governação de direita do Partido Socialista passam pelo reforço da cidadania, por obrigar os mais poderosos a respeitarem os direitos dos mais humildes, aumentar a produção, remunerá-la adequadamente, e não criar falsas ideias de solidariedade. Como se sabe há muitas luas, a solidariedade existe sim entre pessoas da mesma condição, e nunca entre os exploradores e os explorados. Os próceres do grande capital financeiro tiveram um comportamento nada solidário quando embarcaram em esquemas de produção financeira de lucros, partindo do principio de que se algo corresse mal, seriam salvos pela espoliação dos mais fracos. O Capitalismo monopolista é célebre em privatizar os lucros e socializar os prejuízos. Estamos a assistir a um processo deslizante, em que o Capitalismo pretende esmagar a Democracia. Uma coisa que os exploradores e os seus lacaios gostam muito pouco de ouvir, mas que nós temos de lhes gritar até lhes estoirar os órgãos de audição.

Sem comentários: